ads lemodee

Últimas Notícias
Publicidade
.

sábado, 4 de junho de 2016

Por que os cavalos dormem em pé? Descubra as defesas desse lindo animal

Publicidade
Quem nunca esteve em uma fazenda ou em uma hípica à noite deve ter reparado: mesmo depois de um longo dia de trabalho os cavalos dormem em pé. De acordo com Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, dormir em pé é uma característica selecionada no processo evolutivo desses animais e funciona principalmente como um recurso de defesa.




"Por ter um corpo muito pesado e coluna rígida, o cavalo tem dificuldade para se levantar, o que o colocaria em situação vulnerável diante de um predador. Dormir em pé ajuda a fugir mais rápido, o que é uma vantagem evolutiva dessa espécie milenar", resume.
 

A veterinária diz que o cavalo dorme a maior parte do tempo em pé e, ocasionalmente, tira pequenas sonecas durante o dia deitado. Mas o bicho só deita mesmo quando está em um local seguro ou na companhia de outros cavalos, pois enquanto um dorme, os outros zelam pela sua segurança.
 

Segundo Rubia, dormir em pé só é possível porque as patas do cavalo têm pouco músculo, mas seus ligamentos são muito reforçados, o que faz com que as articulações não se dobrem enquanto o animal dorme. "é como se as patas travassem, mantendo o cavalo em pé, sem risco de cair durante o sono", explica.

Compartilhe à Matéria

Leia no E-mail

Inscreva-se na nossa lista de e-mail e receba nossas matérias. Nós não compartilhamos seu e-mail.

0 comentários :

.

Para Relembrar!

Imagens do Dia
Publicidade

Arquivo

Inscreva Seu E-mail

Google+

back to top